Dicas de Como se vestir para um casamento ao ar livre! COM FOTOS!

A moda está cada vez mais democrática, mas existem duas situações que você não pode ignorar o dress code: Na empresa que você trabalha e em eventos que pedem um dress code definido, como os casamentos. Na empresa significa obedecer às regras, e no casamento significa ter respeito e consideração pelos anfitriões.

Os casamentos mais tradicionais, à noite e com festa em lugares fechados geralmente pedem traje passeio completo (o mais comum deles), esporte fino (semi-formal) ou black-tie (muito formal), e a maioria das pessoas já tem mais ou menos uma noção de como funciona cada um deles, mas quando o assunto é casamento ao ar livre, o nível de dificuldade é um pouco maior, e por isso pedimos a ajuda da consultora de estilo Priscila Citera, criadora do curso online ‘Vestindo Autoestima: Tudo para você ser sua própria consultora de estilo’, para dar algumas dicas para você:

Como se vestir para um casamento ao ar livre

No seu curso online ‘Vestindo Autoestima: Tudo para você ser sua própria consultora de estilo’, a consultora de estilo Priscila Citera explica que antes de escolher a roupa que você vai usar em qualquer evento, você precisa considerar fatores como: o tipo de evento (sabemos que é um casamento), se tem dress code definido, o local, a hora e como vai estar o clima (temperatura) nesse dia. Veja a seguir porque esses fatores são importantes:

Dress code de um casamento ao ar livre

Apesar de ser um evento ao ar livre, continua sendo um casamento, e a menos que o convite diga que o casamento vai ser na areia da praia e que os convidados deverão ir de branco e descalços, um casamento sempre pede uma pitada de formalidade.

O vestido pode ser de alcinha e mais curto, e as estampas estão liberadas, principalmente se o casamento for na primavera ou no verão (mas por ser uma festa, você também pode usar brilhos e transparências com moderação), os acessórios não precisam ser muito pesados e a maquiagem pode ser bem discreta.

Se optar por vestidos longos, opte por tecidos mais leves e fluidos (Seda, crepe, musseline de seda e organza são boas opções), e não esqueça de verificar a possibilidade de chuva, porque nesse caso, os comprimentos curtos e médios são mais indicados.

Saber o local

Quando o casamento é ao ar livre a gente sempre pensa em praia ou sítios, e em ambos os casos a escolha do sapato pode ser uma sapatilha ou uma sandália rasteirinha. Aqui, vale a pena pensar no material e no acabamento, e priorizar peças mais formais, com algum brilho (como metalizado, que é mais nobre), pedrarias ou pérolas.

Se você não abre mão do salto alto, use uma sandália com salto anabela, pois dá mais sustentação e conforto e não vai afundar na areia e nem no gramado.

Saber o clima (temperatura)

Conhecer o clima e a temperatura de onde vai ser o casamento ao ar livre é muito importante, para evitar penteados que vão se desfazer com o vento, roupas que vão ficar transparentes na chuva (ou sujar a barra nas poças d’água), maquiagem que desfaz no calor, além de não te deixar passar frio ou calor, de acordo com a escolha do material da roupa e se você vai precisar levar uma sobreposição (casaco, blazer, estola, etc) ou se pode ir só com um vestido de alcinha, por exemplo.

Se for durante o inverno ou na região serrana, onde as temperaturas são mais baixas, vale considerar os vestidos de manga longa, macacões ou um belo tailleur, para ficar elegante sem passar frio.

Também é importante saber que os tecidos sintéticos (como o poliéster) esquentam muito, e podem te deixar transpirando se o casamento for durante o dia no verão, então vale a pena olhar a etiqueta interna da peça e dar preferência para tecidos com mais fibras naturais na sua composição (seda, linho, algodão, etc). O curso online ‘Vestindo Autoestima: Tudo para você ser sua própria consultora de estilo’, te explica tudo sobre tecidos, estilo pessoal e dress code.

Horário da cerimônia

Se o casamento estiver marcado para a manhã, a festa deve terminar antes de anoitecer, mas se estiver marcado para a tarde, você precisa pensar em uma roupa que fique bem tanto durante o dia quanto durante a noite (considerando também a possível mudança de temperatura).

Hoje em dia não é mais ‘errado’ usar brilho durante o dia, principalmente numa festa, mas se o resto dos convidados estiverem mais simples, você corre o risco de chamar mais atenção que a noiva, o que é bem deselegante. Na dúvida, pergunte a um dos noivos sobre o dress code.

Veja a seguir algumas fotos para você se inspirar:

Dicas de Como se vestir para um casamento ao ar livre! COM FOTOS!
4 (80%) 1 vote

Deixe um Comentario